Pois é minha gente,
Temos uma bela praça em torno do bairro da Glória e Lapa, onde temos um pouquinho do clima parisiense em pleno território carioca, a Praça Paris !
A Praça Paris foi revitalizada a pouco, pelo nosso querido prefeito, pois na época da construção do metrô, a praça foi completamente destruída. Ela foi restaurada e reinaugurada em 1992, quando foi cercada por grades, visando à sua preservação.
É um local muito procurado por desportistas e caminhantes. Favorece o treinamento de corrida devido ao piso de terra batida. Conta com policiamento da guarda municipal e policia militar durante o dia e a noite.
Aberta ao público de 06:00h as 22:00h.
Ao meu ver, não deixa de ser um ponto turístico de nossa cidade maravilhosa, porém, pouco conhecida até por nós, cariocas ..rs.
Seu idealizador, o arquiteto francês Alfred Agache nasceu em 1875 em Paris e morreu em 1959. Ficou bastante conhecido por ter planejado a urbanização de algumas cidades brasileiras. E uma curiosidade que li, foi que a intensão do arquiteto foi idealizar uma joia da “Belle Époque”, e digamos, ele atingiu seu objetivo. A Praça possui uma das maiores concentrações de esculturas a céu aberto do Brasil, bustos em mármore e estátuas idealizando as estações do ano, lembrando os jardins europeus. Em seus espaços, a Praça abrigava um grande número de amendoeiras de grande porte.
Vamos as fotografias;
Felinos, em mármore de Carrara. |
O chafariz, jorrando água a vinte e cinco metros de altura.
Winter de Jean Baptiste Theodon - 1680 |
A Minha preferida;
Tentei explorar bastante a praça e seus monumentos, os jardins e o entardecer tendo ao fundo a Igreja Nossa Senhora da Glória do Outeiro.
Bustos, que são eles;
Alfred Hubert Donat Agache foi um arquiteto francês, melhor conhecido por ter planejado a urbanização de cidades brasileiras. |
Francisco Adolfo de Varnhagen, foi um militar, diplomata e historiador brasileiro. |
Carmem Gomes, cantora de talento, soprano de rara sensibilidade. |
Vera Janacópulos foi uma importante intérprete de câmara. Seu busto foi executado por sua irmã, Adriana Janacópulos. |
Clóvis Beviláqua foi um jurista, legislador, filósofo e historiador brasileiro. |
Vera Janacópulos, em outro ângulo e em seguida anoitecendo;
Não tem torre Eiffel, mas tem a cia do canto dos pássaros pela manhã, por toda a honra e toda a GLÓRIA, agora e para sempre.
Espero que tenham gostado, se divertido nessa viagem fotográfica.
Adorei muito registrar e compartilhar essas preciosidades de nossa cidade, que poucos conhecem.
Beijos e até breve,
Dadá Ferreira.
Espero que tenham gostado, se divertido nessa viagem fotográfica.
Adorei muito registrar e compartilhar essas preciosidades de nossa cidade, que poucos conhecem.
Beijos e até breve,
Dadá Ferreira.
4 comentários:
Bom texto acompanhado com belas imagens.
Tenho conhecido o Rio com outros olhos através deste blog.
Um Rio de Janeiro mais plural,talvez seria a palavra certa.
Adorei suas fotos e suas descrições, assim como a pesquisa. O Rio de Janeiro, e o Brasil, precisam ser mais valorizados por aqueles que moram aqui. Eu sempre passei por lá e quis visitar, mas nunca tive tempo. Vou reservar um tempinho rsrs. Eu não lembro da exigência para acessar o IHGB, mas uma vez fui lá assistir uma palestra e tivemos acesso ao terraço. A vista é esplêndida, se puder, vá. Tem uma visão da praça. O IHGB fica na esquina da rua da Praça Paris com a rua da Praça do Passeio. Novamente parabéns, belíssimas fotografias.
Uauuu... suspirei! Muito obrigada!
Muito Obrigada pela sinceridade no elogio e adorei a sugestão, vou arriscar! rs
Postar um comentário