Oi galera,
Essa semana foi muito especial. O tempo estava radiante e decidi, pela manhã, conhecer e dividir com vocês esse momento único que foi pra mim ... visitei o morro Santa Marta.
Sim...sim, é lá mesmo onde alguns astros e as estrelas visitaram e levaram um pouco desse encanto, dessa magia que o povo carioca tem , que além disso , em superar as violências, ganhando assim o apoio da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora).
O Morro Santa Marta fica localizado em Botafogo e um dos seus acessos fica entre a rua São Clemente, na Praça Corumbá.
Então, comecei pegando carona no famoso "bondinho", que possui 4 estações. Funciona como um elevador e entre uma estação e outra não demora nem 10 minutinhos.
Fui presenteada no caminho, encontrando uma turma, que se tornaram amigos, do jornal O Dia. Estavam realizando uma matéria para a próxima divulgação do "Guia das Comunidades", onde mostra-se vários programas, inclusive culturais, realizados nos morros cariocas.
Numa brincadeira informal juntamente com a minha simpatia rs, garanti aquele domingo cheio de emoções. Dito e feito. De carona no conhecimento deles, tive a honra de ser convidada e participar da matéria.
Ricardo Schott e Estefan Radovicz, obrigada por tudo !
Claro, tivemos um guia turístico de alto nível em conhecimento e super famoso, o grande Gilson Fumaça.
Tivemos a companhia também da Sra Renata e Teresa, que ajudaram e se divertiram conosco.
Gilson Fumaça, morador de lá e muito divertido. Sua alegria e conhecimento irradia e nossas curiosidades vão sendo despertadas e ele, vai nos alimentando de informações.
A famosa "Laje do Michael Jackson". Foi lá mesmo que foi gravado o clipe da música They don't care about us, em 1996 e agora temos a presença de sua estátua de bronze e um mosaico do cantor feito pelo artista plástico Romero Britto.
Caminhando, bem a frente, havia uma "birosca", como se chamam aqui, com um estampado mega interessante em camisetas, bolsas e etc.
Sr Paulo Roberto, pai orgulhoso do pequeno Igor Miranda, de apenas 11 anos ,que exibe seu trabalho através do retrato em formas de belos desenhos. Me impressionou a capacidade dele em expressar tamanha realidade, nos mínimos detalhes.
Parabéns aos pais, pelo incentivo e que o Igor continue assim, caminhando para a evolução.
Segue algumas fotos do belíssimo trabalho, que pode ser encontrado no morro Santa Marta e através dos contatos abaixo.
|
O Material dessa carteira é feita daquelas caixinhas de leite, super criativo ! |
Artes D`Andréia
Sr Paulo Roberto ou a Sra Andréia
Email: andreia.toursantamarta@gmail.com
Além da paisagem de qualquer cantinho do morro , tipico de um cartão postal, vamos no bondinho pra conhecer mais e mais.
Sempre sendo cumprimentada com sorrisos pelos moradores, o guia Gilson Fumaça nos leva para a surpreendente pedreira (como conhecido) onde tem uma das vistas mais lindas que já vi do nosso lindo Rio de Janeiro. É uma espécie de mirante, mas a vista é nada mais , nada menos, que um auto retrato e um conjunto exuberante da natureza, onde raríssimas vezes temos a oportunidade de conhecer.
Voltando com o brilho no olhar , o nosso guia nos levou até a sua casa. Sua mãe, a Dna Maria Helena é simplesmente fascinada por relógios. Isso mesmo, relógios ! Uma grande colecionadora , ela faz de sua casa uma exposição de variados tipos de relógios. Achei mega interessante , vejam :
Passamos pela Igreja Católica, que inclusive existem 10 igrejas no total, sendo 8 evangélicas e 2 católicas. E nessa igrejinha (foto abaixo) esta a Santa Marta, que foi trazida por uma das primeiras moradoras.
Conhecemos também a quadra da escola G.R.E.S. Mocidade Unida do Santa Marta, fica localizada próximo a Praça do Cantão.
Havia um evento, para as crianças, e a quadra estava tomada por brinquedos e os gritos eufóricos da criançada. Tentei mostrar ao máximo o interior da quadra, mas confesso que foi difícil por conta da pouca luz.
Na famosa Praça do Cantão, haviam crianças pelos brinquedos ajudando a colorir ainda mais esse domingo.
Espero que vocês tenham se deliciado e que possam aguçar a vontade de conhecer o Morro Santa Marta.
Indico o meu amigo, Gilson Fumaça, que realiza esse belíssimo trabalho, apresentado a vocês a sensação de felicidade quando estive na companhia dele.
Gilson Fumaça
Site: www.favelascene.com.br
E encerro com uma frase que me comoveu muito.
Me comoveu com tamanha sensibilidade e veio de um amigo que fiz lá e que estava presente nesse passeio.
" Quando olhamos para trás, nós observamos aquilo que tínhamos deixado de ver, ou seja, toda vez que voce fizer uma pose para fotos, ao terminar...olhe para trás"
Estefan Radovicz
Beijo a todos,
Dadá Ferreira