terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Ilha de Paquetá - RJ



Olá,

É com muita alegria acompanhada de boas companhias, que fui conhecer a Ilha de Paquetá.

Pois é, todo mundo já ouviu falar, mas não conhece, ou até conhece, mas que já foi há tempos atrás.

O Domingo nasceu, pulei da cama em direção a praça XV, onde embarquei numa daquelas barcas rumo a Paquetá. No final da matéria está o link da CCR Barcas, onde tem mais informações dos horários e tarifas. 


Com apenas R$ 4,50 (ida), fui a Paquetá me deliciando com o vento e o sol querendo sair entre as nuvens.

Pra quem nunca andou de barca (como eu rs), não tem mistério!!  É totalmente seguro, possui cadeiras confortáveis e não senti aquele desconforto de ficar "mareada". Em 1h fizemos o percurso com essas imagens, vejam só:


















E pra quem tem aquela curiosidade de visitar a cabine do almirante (como eu rs), aproveito para agradecer ao Almirante Lindenberg em me receber com tanta simpatia.



























Chegamos a Ilha de Paquetá. 
Acreditem se quiser, o único meio de locomoção da ilha é através de bicicleta, charrete, "eletrotaxi" ou a pé. Verdade! Não existem carros, nem ônibus na cidade, somente os necessários como o Corpo de Bombeiros, Policia Militar... que são poucos.

Me encantou muito a hospitalidade do povo paquetaense. 
Todos se cumprimentam, sempre sorrindo. 
Ótimo programa para famílias, crianças, casais e amigos.





















Vi muito em Paquetá, muitas homenagens através de placas ou monumentos. Acredito que todos foram muito queridos e nunca esquecidos. Parabéns a Paquetá em recordar e passar a diante os ensinamentos dos homenageados.

































Mais paisagens, do mar, das flores, do clima ....








































Parei num barzinho muito agradável e vi essa criatividade. Como sempre, sorri e perguntei se poderia fotografar...vejam:






Caminhando e caminhando, fomos a Pedra da Moreninha. 

É um ponto alto de onde se tem uma bela vista do mar e parte da orla de Paquetá. 

Paquetá finalmente foi cenário de filmes e novelas sobre "A Moreninha"
Dois filmes foram feitos sobre o livro A Moreninha, um de 1915 e outro com Sônia Braga de 1970, ambos com o nome de A Moreninha.  O Livro A Moreninha foi publicado em 1844 e desde então tornou-se um sucesso de Joaquim Manuel de Macedo sendo publicado como o primeiro marco do "romantismo" na literatura brasileira.






Em seguida, a Praça e a Igreja de  São Roque , o padroeiro da Ilha de Paquetá, com diversos bens de importância cultural. 






















Projeto Bem Me Quer Paquetá, na Casa de Artes. É um projeto de capacitação artística e cultural por música sinfônica, artes integradas e cidadania, para crianças e jovens da Ilha de Paquetá.




























Deslumbrada com a casa, com os quadros, com as artes... Ouvi no segundo andar, o delicado som de um Violão Cello. Minha curiosidade me levou até lá e pude conhecer estudioso artista, Breno. 
Estudante de música pela Universidade UniRio, ele morou em Paquetá e realiza seus ensaios na Casa de Artes aos finais de semana. 

Parabéns e Sucesso, Breno!















Caminhando pela casa, tudo é muito histórico. Ao passar pelo jardim em direção a varanda, tivemos essas surpresas;



















A frente da Casa de Artes, temos a Praia da Moreninha;










O Estiloso passeio de charrete , passando pela Ponte da Saudade e a Pedra dos Namorados;











Acreditem!!! 
Encontramos essa ficha de orelhão pelas ruas de Paquetá.  


Muito bacana!!








Passamos pela Casa de Jose Bonifácio, que ao  abandonar a vida política, passou o restante de seus dias em reclusão, em sua casa na ilha de Paquetá, dentro da Baía de Guanabara. Morreu ali perto, em Niterói, aos 75 anos. 

Foi um naturalistaestadista e poeta brasileiro. É conhecido pelo epíteto de "Patriarca da Independência" por ter sido uma pessoa decisiva para a Independência do Brasil.









Rumo ao Parque Darke de Mattos, onde se tem o farol com uma vista magnifica, com trilhas até a sua chegada. Dentro do parque há uma pracinha, chamada Pça Pintor Augusto Silva, onde as pessoas costumam fazer piqueniques.




































O Farol possui mensagens escritas por turistas, casais, amigos, amantes e essa abaixo me emocionou muito...
















Lindo, né?


De volta, paramos para comer o tal bolinho de arraia. Eita curiosidade! rs
Pois é, fui super mega bem atendida com total simpatia e indico o lugar para experimentar os bolinhos.







Tia Lloydde
Praia José Bonifácio (Praia da Guarda), 181
Bem ao lado da Colônia dos Pescadores.



De volta a estação das barcas, aproveito o entardecer da ilha, que transmite uma mistura de tranquilidade e serenidade. 




















De volta pra casa, me vejo abaixo da Ponte Rio- Niterói e a frente do Rio. A cena ao vivo é realmente linda e espetacular, e espero que eu possa trazer um pouquinho dessa magia, nas fotos abaixo;
































Parabéns a Paquetá pela riqueza da cultura e beleza;
Parabéns ao Paquetaenses, pela alegria em receber seus visitantes.

Grande Beijo,

Dadá Ferreira.










Fontes: 


Agradecimentos: Diva Renata Silva, as amigas Vanessa e Luciana, atendente Gracie e o  Almirante Lindeberg.





11 comentários:

Anônimo disse...

Belas fotos, parabéns!
Paquetá é realmente lindo..

Liz disse...

Dadá,continuo a dizer que vc tem uma sensibilidade incrível pra extrair o melhor das coisas que fotografa...Voltei no tempo com as suas fotos de Paquetá,estive lá a primeira vez com mais ou menos oito anos em um Carnaval, com meus pais ,só voltei anos depois com um namorado e, visitei a ilha toda como vc As mudanças não foram muitas, parece que o tempo lá fica parado para não estragar as belezas do lugar...Com este incentivo das fotos voltarei lá o mais breve possivel Parabens e obrigada por sua arte me trazer tantas lembranças...bj

Foco da Coruja disse...

Suspiros...rs. Que bom fazer sentir tudo isso. Muito Obrigada!!

Eliane Issa disse...

Adorei o post!!!

Unknown disse...

Tenho q levar minhas meninas q lugar maravilhoso achava que era um ilha suja e fedida!

ADILSON DUTRA disse...

ADOREI RELEMBRAR TUDO QUE JA TIVE A OPORTUNIDADE DE VIVER VÁRIAS VEZES.............. TENHO MUITA VONTADE DE MORAR EM PAQUETÁ, PRÁ MIM, O LUGAR MAIS PERFEITO DO MUNDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Abdon de Jesus disse...

Me encantei com a beleza das fotos, ou melhor, estou apaixonado pelo trabalho que vc vem desenvolvendo. Aloha!!!
Agora... quando vc diz:
Acreditem se quiser, o único meio de locomoção da ilha é através de bicicleta, charrete, "eletrotaxi" ou a pé. Verdade! Não existem carros, nem ônibus na cidade, somente os necessários como o Corpo de Bombeiros, Policia Militar... que são poucos.

Verdade????
Eu acredito....
as fotos estão cada vez melhor. Lindas.
Seu blog tem vida. Tem luz.
Tem alma.

Foco da Coruja disse...

Obrigada.

Foco da Coruja disse...

Também pensava assim... vale a pena !

Foco da Coruja disse...

Olá Adilson...realmente o lugar é excelente pra quem gosta de tranquilidade.

Foco da Coruja disse...

Me emocionou o final do comentário. Nossa....sem palavras, só agradecer. Obrigada, tio ! Que bom que admira meu trabalhooo.... suspiros ! Bjs