terça-feira, 5 de novembro de 2013

Bairro Cosmorama - Mesquita - RJ

Oi Gente,

É com muita honra e alegria que mostrarei aqui um pouco do que minha sensibilidade explorou nesse bairro onde nasci, cresci e vivi os melhores momentos da minha vida. Minha família ainda reside lá e espero que o progresso escrito em nossa bandeira nacional possa acompanhar o crescimento do bairro.

Tenho o hábito, para os que me conhecem, de fotografar o que é diferente, pois bem. Me prontifiquei fotografar Cosmorama através de uma página no facebook denominada "Cosmorama News" onde os próprios moradores se interagem  visando o crescimento do bairro.

Olhando e olhando, notícias boas, notícias ruins, muitos comentários até que surgiu a ideia. Aproveito aqui para a agradecer ao Sr Márcio, moderador da página, onde me deu espaço divulgando esse projeto e solicitando aos moradores sugestões para as futuras fotos.

Fotografar a realidade do bairro não é uma tarefa fácil. Infelizmente não pude deixar de lado a face negativa, pois o brasileiro e principalmente carioca as vezes tem o hábito de esconder a sujeira embaixo do tapete.

Foram dois finais de semana fotografando, fazendo amizades, reencontrando pessoas, saboreando novidades e aprendendo através desse conhecimento todo.

Pra finalizar, me perguntaram qual seria meu ganho em divulgar lugares ou pessoas em meu blog. Achei interessante essa pergunta e confesso que estava pronta para responde-la. Costumo dizer e quem me conhece sabe que sou assim, que não há ganho melhor do que essa troca de experiência, do que conhecer pessoas, trocar afinidades, ganhar amizades... são meus nutrientes pessoais, alimentam a minha alma e faz com que eu tenha mais sede de vivenciar isso tudo e passar esses conhecimentos a frente.

Bom, espero que tenham aquele olhar sensível e critico, quando for preciso.

Nosso bairro precisa chamar a atenção a quem de direitos, de alguma forma. Me espanta esse ar de abandono e a violência tomando conta de um jeito abusivo e cruel.

Parabéns aos que de alguma forma, assim como eu, tentam através de iniciativas divulgar, mostrar, esclarecer e interagir com os moradores para um futuro melhor em nosso bairro.

Se deliciem, se emocionem, se alegrem com as fotos!!!

Comecei registrando essa bela arte de grafite em muitos muros, alguns deles escondidos e a maioria sem assinatura. Infelizmente não consegui contato com o autor das artes, mas de qualquer forma, gostaria de parabeniza-lo (a) pela alegria das cores e pelos desenhos detalhados.
































Em seguida, apresento-lhes a famosa "Pracinha". Onde seria um lugar de lazer para todos, principalmente para as crianças. Infelizmente muitos brinquedos quebrados, lixo por toda a parte fazem do lugar o point noturno da galera. Variações de comidas e bebidas ao som das musicas do momento.














































 Temos o Estágio Giulite Coutinho (América), onde entrei com a autorização e o carinho do diretor Sr Auro Teodoro, secretário Sr Téo e o administrador, o Sr Sebastião. Todos fizeram as honras da casa com toda a alegria e simpatia. O Estádio é caloroso, mas necessita de atenção especial por conta de muito descaso em algumas partes, principalmente na fachada. Haviam muitos policiais e o jogo estava prestes a começar. Acredito que muita gente utiliza o estádio como ponto de referencia, do tipo: na rua do campo do américa rs, eu mesma já o referenciei muitas vezes.
























Agora o momento mais esperado e especial pra mim e acredito que pra vocês também rs.

O Grande e ilustre Sassá. Ele mesmo ! 

Aquela figura que controla nosso transito, mega simpático, sorriso estampado e irradiando todos com sua alegria. 

Sr Oséias, 51 anos de vida, nascido em 20 de abril por uma parteira, acreditam?
Sassá (como conhecido) reside com sua querida mãe de 81 anos em Vila Norma (bairro próximo). Solteiro, sem filhos e como ele mesmo disse: em breve "famoso" irá aparecer alguém. Chegou a noivar duas vezes, mas esta aguardando um "pé de meia para depois ter uma esposa". Há 21 anos Sassá faz de Cosmorama seu lugar. E uma frase de nossa despedida que me marcou muito, dita por ele foi a seguinte: A luta continua companheiro (risos). Grande Sassá, obrigada pela oportunidade de ter conhecido e parabéns pela pessoa que é. 
Acho digno um monumento do nosso querido Sassá em nossa praça. Ele faz pelo bairro o que muito morador não tem nem a intenção. Vocês não concordam ? 





























Sassá mereceu minha maior atenção pelo trabalho realizado em via pública e detalhe SOZINHO. Ele criou um jardim próximo a subida da Via Light com pneus de carros e muita cor, vejam:









Bem próximo ao jardim do Sassá há uma pracinha com uma grande quadra de futebol, também atendendo ao lazer do pessoal, porém muito abandonado em alguns aspectos, principalmente no jardim.










Li em algumas matérias de grandes jornais a brutalidade da violência nessa rua. É assustador ! Assalto, violência, lixos por toda a parte e não é possível que nenhuma autoridade olhe por nossa segurança. O bairro cresce e a criminalidade acompanha. Vergonhoso tudo isso ! Vamos lutar todos juntos por uma segurança digna por todo o bairro e fazer dessa união um reflexo para os bairros vizinhos. 
Fiz questão de registrar esse cenário repugnante em fotos preto e branca. As cores trazem alegria e eu não quis trazer esse sentimento na sensibilidade de vocês ao admirar as fotografias.


















Agora a parte boa !!! 

Não imaginava que em Cosmorama haviam grandes personalidades ligadas a tanta cultura e trabalho artesanal. Fiquei surpresa com a recepção de todos e apresento-lhes com a maior felicidade e carinho.
Dna Elisa, moradora há séculos, sugeriu alguns trabalhos que merecem nossa admiração e respeito.
Aproveito para lhe agradecer pela grande sugestão e ao Sr Fernando Ferreira, um grande artista, querido e amigo daqui em diante.

Fernando Ferreira, realiza um belíssimo trabalho que se chama Cartões com Arte. 
São cartões feitos por ele mesmo e totalmente exclusivos! A idéia dos cartões é como se fossem quadros em miniaturas e o colorido invadem sua criatividade. 
Parabéns e Sucesso, Fernando !
























































Cartões com Arte
Sr Fernando Ferreira
Tels: 021 7805 - 4649 ou 021 9758 - 1155




Fui presenteada também pelos maravilhosos "macarons". Pois é, também não os conhecia. São deliciosos docinhos franceses de dar água na boca. A grande França invadindo o pequeno Cosmorama. Com o atendimento sorridente, Aline nos presenteou com os macarons de cada sabor, dentre eles; Frutas vermelhas, pistache, nozes, limão siciliano, chocolate belga e por ai vai... rs. Vale a pena visitar e se deliciar.
Parabéns e sucesso Dame Tartine!






























































Dame Tartine
Aline Gregório
Rua: Cosmorama, 901 - Loja A
Tel: 021 2792 - 4257
Facebook: Dame Tartine




Seguindo a linha dos doces, conheci um trabalhado bastante conhecido e reconhecido por todos pelo bairro. Teka Leite, realiza o trabalho de bolos artísticos em grande estilo. Seu sobrenome já é familiar entre os ingredientes rs. Há 2 anos ela trabalha confeccionando bolos, iniciou-se num curso e fazendo um bolo ali e outro ali, os amigos foram gostando e começaram a fazer a propaganda.
Parabéns e sucesso Teka Leite!












































































Teka Leite
Tels: 021 2696 - 1631 ou 021 7841 - 7725
Facebook: Teka Leite




E pra fechar com chave de ouro, tentei ao máximo um belo angulo para fotografar o entardecer, tendo ao fundo o Morro e suas matas da Chatuba.










Espero que tenham gostado e obrigada a todos que ajudaram, visitaram e compartilharam o Foco da Coruja .

Até breve !

Beijos carinhosos,

Dadá Ferreira. 












4 comentários:

Anônimo disse...

Olá Dadá!

Fiquei feliz em ver nosso bairro em destaque! No Foco da Coruja! Apesar da necessidade de evidenciar os problemas da região, foi possível resgatar um sentimento que desaparece na correira diária. Temos belezas aqui que não vemos ou não lembramos de ver.
Seu trabalho é marcado pelo seu carisma e pela despretensão que você tem. Isso faz com que sua arte seja genuinamente elegante e bacana! Parabéns, mais uma vez!
Agradeço pelo carinho. Sinto-me honrado por ser citado em sua matéria!

Abraços,
Fernando Ferreira - Cartões com Arte

Foco da Coruja disse...

Oi Fernando ! Obrigada pela sinceridade das palavras e nosso obrigada mais uma vez por tudo ! Beijos.

SU disse...

Vou lá na ALINE...kkkkkkk ...... LINDO SEU TRABALHO!!! BJOO!

Anônimo disse...

Parabens!!!