sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Paraty, a Cidade Histórica



Então pessoal,


Agradeço a visita mais uma vez e esta sendo muito prazeroso compartilhar minhas fotos e as dicas aqui com vocês, de verdade.

Nesse domingo, nublado e chuvoso fui despertada a um passeio diferente, pois nunca havia ido pelas bandas de Paraty... rs. Aceitei o convite de uns amigos pessoais e fomos!
O tempo não colaborou, infelizmente, mas tentei ao máximo explorar cada detalhe dessa cidadezinha encantadora.

Riquíssima culturalmente e considerada Patrimônio Histórico Nacional, resguarda até hoje os seus inúmeros encantos naturais e arquitetônicos. Passear pelo Centro Histórico de Paraty é entrar em outra época, onde o caminhar é vagaroso devido às pedras "pés-de-moleque" de suas ruas.













































Para minha felicidade, estava acontecendo o 9º Festival Internacional de Fotografia, chamada Paraty em Foco , que foi encerrado neste dia.  Interessante à integração do público com histórias remotas do mundo inteiro e enxergar através das lentes, formas diferentes de ver e olhar, e formas diferentes de entender a vida e representá-la. Deliciei-me observando as grandes telas com as fotografias expostas e tentei trazer um pouco desse momento que tive nas fotos abaixo.





























Algumas exposições







Durante a caminhada, bem perto da exposição, próximo a ponte, havia as singelas barraquinhas com os seus artesanatos atraentes.  Uma em especial me chamou a atenção pela simpatia do Sr Evandro, feirante e artesão, ele realiza trabalhos com porcelana fria e sandálias personalizadas (fofas).  Divulgo aqui seus contatos para quem desejar conhecer seu trabalho , quando houver oportunidade. Vale a pena!











Ateliê Villa Colonial
Rua F , 23 – Casa 5 – Vila Colonial – Paraty – RJ .
Evando Tostes : 24 3371-0697 / 9925-9509 / 9925-9613




A majestosa cidade tem minha admiração. Em cada cantinho, bem observado, há algumas plaquinhas , escritas a mão, num trabalho belíssimo artístico e totalmente ambiental. 
Lindo , né?











Atravessando o arco da ponte, sobre o Rio Perequê-açume, me deparei com um monumento artístico feito de máscaras representando uma outra exposição chamada “Raízes de Paraty” e o visual do lado avesso de Paraty. O mar sereno, as brisas calorosas nos fizeram companhia. Fotografei, em ângulos diferentes, a Igreja Nossa Senhora das Dores.













Igreja Nossa Senhora das Dores.









































É interessante esse ponto, onde temos a exposição de algumas fotos e ao fundo a  Igreja Santa Rita de Cássia. Nesse local ficam grandes poças de lama, por estar localizada quase ao nível do mar. A cidade foi projetada levando em conta o fluxo das marés. Como resultado, muitas de suas ruas são periodicamente inundadas pela maré.


Igreja Santa Rita de Cássia ao fundo.




















Há famosos alambiques por lá, mas meu tempo foi curto e não pude ir..rs. Visitei a famosa Cachaçaria Cana Caiana, saboreei a famosa “Gabriela” (cachaça de cravo e canela) e registrei. Indico aqui abaixo a visita por lá, ótimo atendimento e o preço em conta!













Cachaçaria Cana Caiana
Rua do Comercio, 100 – Centro Histórico – Paraty
Tel: 24 3371-7366



Um projeto de estimulo a moda social e ambientalmente sustentável , estava instalado ali mostrando ao público o quanto é importante valorizar a contribuição da sociedade para o baixo impacto do mundo sustentável, a Paraty EcoFashion foi encerrada também nesse domingo .













E não pude deixar de registrar aqui!!
Fui presenteada com um par de chinelos de alto nível e bom gosto de uma grande personalidade admirada por mim, Frida Kahlo.  Resolvi conhecer mais o trabalho sobre esses chinelos que estão em alta. Personalidades históricas, estampadas de um jeito diferente, ganham cores e vidas a seus pés.  











Esse trabalho pode ser conhecido na feira da Praça São Salvador (Lgo do Machado), aos domingos, a partir das 09:00h.

Espero que tenham gostado!

Um grande Beijo,

Dadá.



Calendário Cultural de Paraty :  http://www.paraty.com.br/calendario.asp
                      

Fontes:

Equipamento:

Nikon D-3100

Obs: Todas as divulgações aqui, foram autorizadas.

Nenhum comentário: